BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Relato da Gravidez

Tudo começou em agosto quando Guga e eu decidimos não 'evitar' mais uma gravidez! No finalzinho de setembro, 2 dias antes de descer minha monstra, compramos um teste de gravidez só por curiosidade mesmo! Eu estava com sintomas de TPM, portanto, não fiquei surpresa com o negativo..! Jogamos o teste fora e ficamos esperando a monstra descer! Sempre tive um ciclo regular, de 31 dias!
No dia dela descer fui jogar o lixo fora e o teste caiu de dentro do lixo e estava la uma listrinha bem clarinha..! Meu coração saltou pela boca.. ! Não levei mta fé pq só vale o resultado obtido dentro de 5 minutos rs.. mas sai correndo mostrar pro Guga! Era dia 29 de setembro.. uma segunda-feira... e aqui era feriado! Fomos ao centro da cidade comprar mais um teste, dessa vez só pra ter certeza mesmo..!
Cheguei em casa, fiz o teste e quase cai dura rs! O positivo apareceu de imediato.. !! Eu perguntava pro Guga: ' E agora amor? ' E ele: 'Vc vai ser mamãe e eu papai, relaxa!' hahahaha ... Foi uma alegria sem fim!

 

Gravidez e parto na Holanda

Quando uma mulher na Holanda percebe que ela está grávida, ela deve ir ao seu huisarts (médico da família) . Lá ela fará um controle e será encaminhada para acompanhamento por uma parteira (verloskundige). Gestantes têm ginástica apropriada para ajudar na hora do parto. Você pode escolher para dar a luz em casa ou no hospital mas você terá assistência de um médico obstetra somente se for gravidez de risco. Nos primeiros dias depois do nascimento do bebê você terá direito a ajuda(kraamhulp) de uma enfermeira (verpleegster) que tomará a frente nos cuidados do bebê, de sua casa e mesmo de você.
Na Holanda, 35% de todos os bebês nascem em casa. O parto domiciliar é quase rotina. A taxa de cesárea é menor que 10%. A gravidez tende a ser vista como uma fase especial na vida de uma mulher e não como uma doença. O parto é visto como um processo normal: doloroso mas compensador. O uso da anestesia peridural ainda é raro e cursos de preparação para o parto (normal) proliferam...
Na Holanda, a parteira não é como no Brasil. Para tornar-se parteira, é necessário fazer um curso superior específico que dura 4 anos. A formação é considerada tão boa que os estudantes de medicina aprendem a fazer parto normal com elas.
A enfermeira-auxiliar dá 8 dias de assistência pós-parto, tanto depois do parto hospitalar quanto depois de um parto em casa. Ela passa 8 horas por dia na casa da nova mãe, cuidando dela, de seu bebê e até da casa! Seu papel consiste em ensinar os cuidados com o bebê, receber as visitas, preparar as refeições e também limpar a casa.

 

Datas que marcaram a gravidez..

29/09/08: Descobrimos a gravidez!

-
06/11/08: Fizemos a primeira ultra..! Não por pedido médico pq a primeira consulta pré-natal ja estava marcada pro dia 12/11 (aqui a primeira consulta é só depois que passa a faze critíca da gravidez)! Eu mesma que não aguentava de curiosidade e marquei em uma clinica onde fazem ultra 3D/4D!
Segue um pedacinho que escrevi no meu caderninho: Hoje fiz minha primeira ultra! Fiquei super feliz em ver o pequenino pulando de um lado pro outro...e o coração batendo a 190 bpm.. que emoção! Quando ele mediu o tamanho do bebê deu 8 semanas e 4 dias... sendo que pelas contas na internet eu estaria de 10 semanas e 2 dias! Fiquei preocupada pq dizem que o bebê só começa a pular com 10 semanas e ele mediu 8 semanas e o bebê pulava mto! Disse que esta td ótimo com ele e que eu não preciso me preocupar... mas disse tb pra eu não ficar tão empolgada pq as 12 semanas ainda não passaram... No mais ele foi mto atencioso e nos deu os parabéns varias vezes!
Agora vem as piras de mamãe de primeira viagem..estou com medo do bebê não estar evoluindo certo... afinal... ele se movimenta bastante no video e dizem que movimentos só com 10 semanas... to feliz em ter ouvido o coraçãozinho dele... mas apreensiva e com medo de algo estar errado...

12/11/08: A primeira consulta com a parteira, pela ultra com a parteira minha DPP ficou pro dia 05/06! Estava de 10 semanas e 5 dias!
26/11/08: Me internaram por causa de uma hiperemese gravidica, como a hiperêmese da gravidez pode colocar em risco a vida da gestante e do concepto, a mulher é hospitalizada e é realizada a reposição intravenosa de líquido, glicose (um açúcar simples), eletrólitos e, ocasionalmente, vitaminas. Fiquei 6 dias na maternidade!
15/12/08: A segunda consulta.
12/01/09: A terceira consulta.
21/01/09: Ultra morfológica com 20 semanas!
Nosso bebê esta ótimo! Estava com vergonha e não matou nossa curiosadade! As perninhas ficaram o tempo todo fechadinhas! A médica ficou um pouco preocupada com o tamanho da cabecinha do bebê e marcou outra consulta para o dia 29-01!
29/01/09: Segunda ultra-morfológica!
O bebê esta crescendo bem, mas a cabecinha continua pequena em comparação com o resto do corpo! Dessa vez a médica conseguiu matar nossa curiosidade: quem vem por aí é nossa meninica! Ela disse que entraria em contato com minha parteira devido ao crescimento da pequena..
09/02/09: Quarta consulta com a parteira!
Tudo continua bem e sob controle! Recebi uma indicação para ir ao ginecologista, precisam acompanhar o crescimento da pequena melhor, com ultras mais frequente! (Aqui, em uma gestação sem risco, são feita somente 2 ultras!)

 

12/02/09: Primeira consulta com o ginecologista!
Nada alarmante! A pequena esta crescendo bem, dentro de sua própria curva de crescimento! O ginecologista marcou uma ultra para acompanhamento de crescimento para o dia 26/02!
26/02/09: Primeira ultra para acompanhamento de crescimento fetal!
Como dito antes, nada alarmante.. mas descobriram um problema no cordão umbilical! Foi diagnosticado AUU.. ou seja artéria umbilical única. O cordão umbilical normal tem 2 artérias e uma veia.. o da minha princesa tem só uma artéria e uma veia... a maioria dos bebês com AUU nascem com saúde.. outros precisam de medicamento ao nascer... mas a maioria nasce pequeno!

(Queixo, boca e nariz)

12/03/09: Quinta consulta!
20/03/09: Ultra- 3D
Segue algumas fotos..:

 

28/03/09: Chá de bebê!
Aqui na Holanda poucas pessoas conhecem o chá de bebê! Mesmo assim minha irmã conseguiu organizar um para mim! Foi tudo muito divertido!
O convite:


Lembrança do chá... feita pela mamãe! Sachêzinho perfumado com ima de geladeira (ursinho)



02/04/09: Sexta consulta!
09/04/09: Segunda ultra para acompanhar o crescimento fetal de nossa princesa!
16/04/09: Sétima consulta e a Primeira cardiotocografia!
Tudo começou por aqui. Em uma de minhas consultas com a obstetra ela achou minha pressão um pouco alta...me encaminhou para o ginecologista de plantão no hospital e marcou minha próxima consulta para o dia 30 de abril... mal sabia eu que nesse dia minha pequena Amy ja estaria aqui com nós! Guga e eu seguimos para o hospital...onde monitoraram minha pressão, fizeram exame de sangue, uma cardiotocografia e checaram a quantidade de proteína na urina. Os exames deram OK e o gineco me liberou... disse que se eu sentisse dor de cabeça ou tivesse a sensação de ter uma sinta apertando meu estômago...era pra eu retornar...! Guga e eu fomos para casa de meus pais...passamos a tarde la e a noite.. ja em casa.. ainda bati um papo com as meninas do 3º trimestre da comu caminho de um sonho... depois fui dormir!

17/04/09: Nesse dia eu acordei bem...estava um dia lindo..ensolarado.. mto bom para dar umas voltas.. fazer um passeio. Fomos de novo para a casa de meus pais.. jantamos la e depois voltariamos para casa. Por volta das 7 da noite medi minha pressão em casa e quase cai dura de susto.. minha pressão estava 15/10..
Pegamos nossas coisas e seguimos para o hospital..que é a caminho de casa... ! Todos os exames foram repetidos.. dessa vez minha pressão estava realmente alta e a quantidade de proteína na urina tinha aumentado..! Por volta das 22 hrs a ginecologista de plantão veio conversar comigo e disse que suspeitavam de pré-eclampsia! Fizeram minha internação pra poderem monitorar td melhor... enquanto isso Guga e minha mãe foram até nosso apartamento pegar minhas coisas..! Minha mãe ja trouxe logo a bolsa da maternidade.. que eu havia deixado pronta uns dias antes... ja com minhas coisas e as da Amy tb! Por volta das 24 hrs ja estava no quarto e começava a grande 'jornada'!

18/04/09 - 22/04/09: Nesses longos 4 dias seguiram exames e mais exames. Checavam a urina diariamente, faziam 2 cardiotografias por dia para avaliarem os batimentos cardíacos da Amy.. mediam minha pressão 3 vezes ao dia... fizeram vários exames de sangue.. e eu só podia sair da cama para ir ao banheiro e tomar banho.
No dia 22/04 eu ja tinha uma ultra agendada no hospital pra acompanhar o crescimento da Amy... por causa da AUU (artéria umbilical única).. e restrição de crescimento. Na ultra constataram que ela estava crescendo dentro das próprias curvas.. mas que o crescimento dela estava abaixo de P5.. eu estava de 33s e 5d e Amy com quase quatro semanas a menos.. pesando +/- 1500 gramas!

23/04/09: No dia 23 recebi o resultado de todos os exames.. Oque antes era apenas uma suspeita..agora estava diagnosticado..eu realmente estava com pré-eclampsia severa..! O exame de sangue deu alterado.. e a quantidade de proteína urina havia dobrado.. sem contar que minha pressão estava cada vez mais alta e oscilando muito! No dia 24 meu caso seria avaliado com todos os ginecos e obstetras.. mal dormi essa noite!
24/04/09: Assim como todos os dias... me acordaram as 8 da manhã.. seguiram os exames diarios..as 8:45 veio o carro buffet de café da manhã.. escolhi o mesmo de sempre.. mas mal consegui comer..! Por volta das 10 horas os médicos vieram me informar que meu parto seria induzido na segunda-feira...dia 27/04 com 34s e 3d...! Não preciso nem dizer como me senti na hora né? Um turbilhão de sentimentos tomaram conta de mim... era preocupação pela pequena que nasceria muito antes do tempo.. era medo de algo dar errado.. medo do parto.. medo de tudo que estava por vir! Os médicos me explicaram que com 34 semanas os orgãos do bebê ja estão maduros o suficiente para conseguirem funcionar sózinhos...sem alguma assistência médica.. que até agora a condição da Amy pelas cardiotocografias estava ótima e que tudo ficaria bem com ela!
25/04/09 - 26/04/09: Passei o final de semana naquela ansiedade.. continuava com aquele turbilhão de sentimentos.. sentia medo, muito medo! Dia 26/04 foi aniversárioo de minha mãe e nem pude estar presente!

 

Continuar lendo? leia o relato do parto que tem a continuação!

blog comments powered by Disqus